sexta-feira, setembro 01, 2006

Promessas

Em Setembro e talvez ainda em Outubro irei colocar vários posts dedicados a Jean-François Revel. Não será uma explanação de dados biográficos da vida do sábio francês, falecido há pouco tempo. Vou dar um largo tempo de antena às ideias do mestre da lucidez, que descreveu de forma magistral os processos envolvidos na obliteração de informação, esmagada por doses industriais de comunicação ideológica. Jean-François Revel mostra-nos como os indivíduos constroem todo um edifício conceptual baseado no erro e na mentira e, não se limitando a tentar mantê-lo, criam um regime de ostracismo para todos os que se atrevem a olhar para as coisas imparcialmente.

Ainda este ano tentarei começar a publicar aqui um trabalho de maior fôlego ainda, dedicado simultaneamente a Orwell, Hayek e Mises. Naturalmente que o objectivo não é dar a conhecer o pensamento destes sábios, porque mesmo uma exposição sumária das principais ideias de Hayek e Mises está muito para além dos meus conhecimentos e competências. O objectivo é bastante mais modesto e, espero, fácil de atingir. Partindo do livro “1984” de Orwell, vários pontos serão complementados e corrigidos a partir de contributos dados por Hayek e Mises. Penso que estes últimos não tiveram qualquer intenção de complementar o primeiro, até porque em alguns casos o precedem, além da natureza dos trabalhos ser diferente.

Desta forma comprometo-me com os 5 ou 6 leitores que me lêem com alguma regularidade, sabendo que 1 ou 2 me poderá cobrar pessoalmente se falhar nas promessas.

MC
|