quarta-feira, junho 14, 2006

Prisão quase em directo

Um jovem supostamente líder de um partido de extrema-direita aparece numa reportagem da RTP mostrando uma arma, que diz ser legal, que me parece uma daquelas dos jogos de computador para matar aliens, que joguei em adolescente. Diz ele, com um plano de fundo por trás onde ressalta um livro sobre Adolf Hitler, que os nacionalistas têm armas como aquela e que, se surgir o momento, estão prontos para agir porque não deixarão que em Portugal aconteça o mesmo que em França. Não passava ainda uma hora após a emissão da reportagem e as televisões anunciam que o jovem tinha sido detido por posse ilegal de arma (não necessariamente em consequência directa da emissão da reportagem).

Como se já não bastasse, para tornar as coisas mais interessantes, no dia seguinte o director da judiciária veio criticar a actuação precipitada da PSP, uma vez que a judiciária vinha investigando este grupo. Se era para ser segredo, não percebo porque o veio dizer a público de forma tão ostensiva. Também tenho dúvidas se a PSP, com esta detenção, não fez exactamente o que este grupo de extrema-direita queria para obter mais visibilidade.

A reportagem foi ainda esclarecedora para perceber algumas das linhas orientadoras da extrema-direita portuguesa: anti-capitalismo, anti-sionismo (o nome politicamente correcto do anti-semitismo), visão relativa em relação à liberdade de expressão. Que outros grupos têm visões semelhantes da política? Precisamente o extremo “oposto”, à esquerda, mas que, apesar disso, consegue colocar facilmente alguns dos seus membros na comunicação social a falar de cátedra e com ar de virgens impolutas sobre a situação. Nada de admirar numa pais onde há pouco tempo um Presidente da República (ainda alguém se lembra dele?) condecorou uma senhora com um brilhante passado terrorista (mas daquele terrorismo bom, de esquerda).

É certo que existe uma diferença fundamental entre a extrema-direita e a extrema-esquerda em relação à questão do multiculturalismo, que abordarei no próximo post.

MC
|