quinta-feira, dezembro 02, 2004

Bota Abaixo

Das opiniões que tenho ouvido de amigos e conhecidos fiquei com a ideia de que para a maioria das pessoas a dissolução da assembleia foi uma coisa absolutamente normal, já esperada e até desejada. Confesso que para mim foi um choque. Sempre pensei que este tipo de acções aconteciam apenas nos países do terceiro mundo, em particular na América do Sul, e que em Portugal os problemas seriam analisados e resolvidos de forma racional e não através do "bota abaixo". Mesmo quando o Guterres fugiu com o rabo entre as pernas ao fim de seis anos de engorda estatal, achei que tinha sido uma atitude irresponsável e que prejudicou o país. Era preferível ficarem e tentarem de todas as maneiras inverter a subida do défice público.

Independentemente da qualidade do novo governo que venha a entrar em funções (talvez só em Maio!), não me parece que o actual governo tenha tido uma prestação tão má que merecesse tamanha reprovação. A reforma fiscal, a reforma do arrendamento, a continuação do programa dos hospitais SA, do fim dos benefícios fiscais e a introdução de portagens na SCUTs são algumas das medidas que considero corajosas e positivas. Para além das últimas trapalhadas que não me parecem relevantes para o país, penso que o pior momento deste governo foi o atraso no início do ano lectivo. Aí sim, estiveram mal. Mas não é razão para ficarmos seis meses sem governo, nem para estarmos constantemente em eleições. Fico então à espera da explicação do Presidente da República… espero sinceramente que não seja baseada em politiquices mesquinhas ou questões partidárias.
JD
|