sexta-feira, novembro 26, 2004

As minhas ilusões com a direita I

Ao ler livros sobre um passado distante deparo, com frequência, que as pessoas da época, mesmo as mais cultas, tinham certas convicções idiotas. Acreditavam e tinham estranhas formas de pensar sobre tantos assuntos, que nos parecem hoje ridículas e aos quais podemos facilmente apontar falhas. Mas na altura, eram tomadas como certas. Longe de pensar que já estamos numa época muito avançada, sempre suspeitei que outras crenças podiam estar também enraizadas em muitos de nós. E perguntava-me se não teria eu algumas falsas crenças que nem suspeitaria, dando-as como certas devido a hábitos incutidos que passaram a fazer parte da “paisagem“.

Claro que ao longo da vida muitos disparates se vão dissipando, mas alguns permanecem aconchegados até um dia serem acordados por algum acaso. Escrevo isto não a pensar em crenças como astrologia, tarot, vidas passadas, que são coisas que sempre terão aderentes, mas de outras que poderão passar mais bem disfarçadas. Nomeadamente as do campo político.

Para boa parte dos portugueses,a direita é constituída por pessoas ignóbeis. Não é só por cá. Uma data de factores confluem para que assim seja. As ideologias de extrema-direita foram derrotadas militarmente na Segunda Guerra mundial. O Salazarismo foi considerado de direita. A direita defende o Grande Capital, aqueles que mandam e oprimem. A direita é tacanha, sem sentido de humor, contra as artes – tudo isto são coisas indesmentíveis para muitos.


A esquerda pode reclamar para si um grande triunfo. Mais do que convencer as pessoas a aderir às suas ideias, conseguiu, antes, que as pessoas repudiassem as ideias de direita, ou pelo menos, que delas se envergonhassem. Na realidade, as ideias de esquerda não repudiam verdadeiramente aquilo que é a direita, mas antes as ideias liberais. No entanto, como quase não existem liberais em Portugal, a chamada direita serve perfeitamente como adversário, e até é algo intuitivo de imaginar, direita e esquerda se combaterem, mesmo que seja algo falso na prática em tantos campos.

MC
|