terça-feira, novembro 16, 2004

As minhas desilusões com a esquerda III

Após o 11 de Setembro meti-me numa tarefa de descobrir o que se passava no mundo mais a fundo e sobre os principais intervenientes. Na altura não imaginava que isso ia conduzir a uma tremenda desilusão em relação a tantas pessoas e a tantas ideias. Pensava que ia confirmar algumas coisas, como a idiotice criminosa de Bush. No entanto, nunca pensei que os ataques terroristas às torres merecessem qualquer desculpa ou justificação. E o primeiro choque foi exactamente esse. Recebia SMS de pessoas que efusivamente saudavam os ataques, à minha volta os sorrisos eram rasgados, os EUA finalmente pagavam pelo que tinham feito.

Estas estranhas reacções podiam ter justificações elementares. Podiam ser uma espécie de medo encoberto, ou apenas idiotices passageiras. Tentei procurar trocas de argumentos mais elevadas e fui parar nos fóruns do Expresso. Fiquei espantado com as torrentes de ódio contra os EUA que lia. As mais irracionais trocas de argumentos sucediam-se até à exaustão. As pessoas que apresentavam argumentos contra Bush e os EUA, com que inicialmente me identificava, tinham as posições mais abjectas. Apresentavam raciocínios que violavam toda a lógica, facilmente rebatíveis. Os poucos factos que apresentavam eram quase sempre descontextualizados, e quase nunca respondiam aos bons argumentos com um mínimo de racionalidade.

Abandonei os fóruns, porque pouco dali podia extrair. Além do mais, o clima irracional, censório, masturbatório, terapêutico, já me dava asco. Aos poucos comecei a ler blogs. Aí não houve nenhum choque brutal, mas gradualmente muitas alterações foram acontecendo em mim. Ainda nessa altura acalentava muitas esperanças de ver provada a idiotice de Bush e a culpabilidade dos EUA. Tinha lido sobre um homem que me podia satisfazer os desejos: Chomsky. Tinha ouvido dizer que era crítico, claro, preciso, um aclamado académico, um génio. De alma aberta fui comprar um livro de Chomsky, pensando adquirir um bálsamo que pudesse satisfazer os meus anseios.

Li esse livro (não posso precisar qual agora, mas escrito pouco depois do 11 de Setembro, com muitas entrevistas) e boa parte do tempo fiquei de boca aberta. Esperava que um génio apresentasse raciocínios coerentes, explicasse as coisas com um mínimo de sistematização, apresentasse vários pontos de vistas e boas razões para justificar o seu. Nada disso encontrei. Encontrei sim uma visão maquiavélica, com as argumentações mais estapafúrdias, sempre com um ódio mal disfarçado. Na verdade, não consigo deixar de pensar que Chomsky é esquizofrénico, e que estranho mundo é este que tanta gente inteligente o possa ler sem exercer o seu poder crítico.

Restavam-me os blogs para provarem a idiotice de Bush...
MC
|