sábado, dezembro 30, 2006

Jean-François Revel (20)

O «SIMPLISMO» DOS DIRIGENTES EUROPEUS EM MATÉRIA DE POLÍTICA INTERNACIONAL

Quando Bush introduziu a expressão «eixo do mal», para designar os países suspeitos de auxiliarem o terrorismo internacional, as reacções europeias não foram muito diferentes das ocorridas 20 anos antes em reacção ao «império do mal», como Ronald Reagan chamou à União Soviética. Risotas condescendentes e reprovadoras que esquecem o conteúdo, analisando unicamente a forma. De forma simbólica, Bush disse ao mundo que dali para a frente o terrorismo teria de ser um elemento novo a ter em conta.

«No que respeita ao unilateralismo [americano], para que ele não existisse, ou seja, para que não houvesse uma política definida por um só lado, era necessário que existisse um outro lado capaz de propor e de implementar acções estratégicas concretas adaptadas às novas ameaças em vez de se limitar a resmungar litanias desaprovadoras. (…) Uma vez mais, em lugar de enfrentarem o perigo os europeus preferiram negar a sua existência. Que erro! O que está à vista, e em ascensão constante desde o início dos anos 1980, é um terrorismo novo, dirigido por grupos muito bem organizados e quase de certeza albergados e ajudados por Estados.» Durante a Guerra Fria, «se os Estados Unidos não tivessem usado um mínimo de «unilateralismo» nas suas relações com os eternos «conselheiros» europeus, o império soviético ainda teria durado mais tempo. Os povos oprimidos sabem-no bem, por isso colocam Ronald Reagan na galeria dos seus benfeitores.» Como podem não ser os americanos unilaterais quando «os europeus rejeitam sistematicamente como falsas as análises feitas pelos Estados Unidos e recusam qualquer associação com os políticos que as partilham.»

As hipóteses europeias parecem ser formuladas em função da sua impotência. «A teoria de que o terrorismo resulta unicamente das desigualdades económicas e da pobreza no mundo, não resiste a qualquer análise. A maioria dos terroristas provém de meios abastados dos países islâmicos mais ricos, tendo muitos deles seguido cursos universitários no Ocidente. A ponte do novo «hiperterrorismo» é essencialmente ideológica: é o extremismo islâmico.» O combate à pobreza faz-se espalhando um conjunto de valores como o liberalismo económico, a igualdade entre homens e mulheres e a educação laica. O terrorismo islâmico baseia-se numa ideologia que se opõe a tudo isto. «Como se vê, o «hiperterrorismo» vem buscar à nossa civilização moderna os meios tecnológicos para tentar suprimi-la e para a substituir por uma civilização mundial arcaica que corresponderia à generalização da pobreza e a negação de todos os nossos valores.»

«Durante vinte anos, e sem que as polícias e os governos desses países se apercebessem do seu verdadeiro alcance, desenvolveram-se células terroristas islâmicas nos Estados Unidos, em França, na Grã-Bretanha, na Bélgica e na Alemanha. A ilação que as potências terroristas islâmicas não deixaram de retirar daí foi que podiam intensificar a guerra sem temor de qualquer réplica.»

MC
|