sexta-feira, dezembro 29, 2006

Jean-François Revel (18)

A PIOR SOCIEDADE QUE JAMAIS EXISTIU (III)

As dezenas de milhões de estrangeiros que emigraram para os EUA nos últimos 150 anos, «em particular 35 milhões, na sua maioria europeus, que para lá foram viver entre 1840 e 1924, eram todos uns imbecis chapados. Qual terá sido a miragem que os enganou, geração após geração, ao ponto de abandonarem as terras de abundância, de paz e liberdade onde nasceram para se irem perder na selva americana, onde, a crer no que se hoje ainda se escreve na imprensa europeia, não tinham a esperá-los mais do que a pobreza, a discriminação racional, as desigualdades crescentes entre os ricos e os mais «desfavorecidos», a submissão desumana ao lucro capitalista, a total ausência de protecção social, as violações constantes dos direitos do homem, a ditadura do dinheiro e o deserto cultural?»

Se o «sonho americano» era uma amarga ilusão que pode ter enganado os primeiros imigrantes que chegaram aos EUA, não se percebe como isto ainda se mantém nos dias de hoje. Estes imigrantes não escreviam às suas famílias alertando-as para não se lhes juntarem àquele horrível lugar? «Na realidade, o que está na base do sucesso e da originalidade da integração à maneira americana é justamente a possibilidade de os descendentes dos imigrantes poderem perpetuar as suas culturas ancestrais sem por isso deixarem de se sentir plenamente americanos.»

Na França, que tanto crítica este modelo de integração à «americana», durante muito tempo verificou-se uma integração harmoniosa de portugueses, espanhóis, italianos, polacos ou arménios. Contudo, a imigração turca, africana ou do Magreb é marcada pelo ódio, pela ruptura e pela rejeição, mesmo numa segunda geração já quase totalmente naturalizada francesa. Christian Jelen num estudo sobre a emigração francesa aponta algumas respostas para este fracasso:

- As famílias não conseguem exercer qualquer autoridade sobre as suas crianças que vagueiam sem rumo pelas ruas;

- Os responsáveis políticos tentam sempre absolver os crimes destas comunidades, como o incêndio de viaturas, ataques a outras comunidades, em especial a judaica, ou mesmo fechando os olhos à poligamia;

- Uma contribuição importante esteve no ensino e as suas pedagogias do Maio de 68, que desvalorizam a escola como meio de integração.
A má integração das comunidades imigrantes na Europa deriva grandemente de políticas influenciadas por ideologias esquerdistas, cujos defensores não se cansam de criticar a sociedade americana por ser individualista, constituída por pessoas sem raízes culturais, conformistas e que nem agem nem pensam livremente. Em suma, criticam aquilo que construíram na Europa. Qualquer tentativa de melhorar a situação provoca um cerrar de fileiras entre políticos e jornalistas progressistas, que apelidam as medidas propostas de racistas, fascistas ou, talvez o pior insulto da actualidade, à «americana».

MC
|