domingo, dezembro 24, 2006

Jean-François Revel (14)

ANTIGLOBALIZAÇÃO E ANTIAMERICANISMO (III)

A preocupação dos antiglobalizadores não é o combate à pobreza, como afirmam, mas passar a ideia de que ela é criada pelo liberalismo e pela globalização. África foi o único local em que a pobreza subiu, não só em relação aos países ricos mas também em termos absolutos. Não por acaso, é o continente que tem ficado quase totalmente excluído da globalização. Mais que isso, é o continente em que muitos dirigentes educados na Europa vieram instituir regimes baseados nos modelos soviéticos e chinês depois da independência. Os inúmeros trabalhos que mostram isto acabam por ser inconsequentes porque «a honestidade nada pode contra a má-fé.» «Demonstrações inúteis, infelizmente, pois os falso amigos do Terceiro Mundo não querem de maneira nenhuma que os pobres matem a fome. O que verdadeiramente querem é imputar ao capitalismo uma miséria que, em África, é sobretudo filha do socialismo.»

«Para além das práticas fatais absorvidas dos kolkhozes soviéticos e chineses pelos dirigentes comunistas de África e da pilhagem desavergonhada tanto das ajudas internacionais como dos recursos internos pelas oligarquias locais, foram as guerras civis e entre estados, as guerras religiosas, os extermínios, o racismo entre tribos, os massacres e os genocídios que constituíram as principais, senão mesmo as únicas causas da queda das populações africanas no estado de indigência a que se encontram reduzidas.» Pede-se com frequência um novo Plano Marshall para África quando nos últimos 40 anos África tem vivido num «Plano Marshall permanente».

Sobre os manifestantes antiglobalização: «Estes «revolucionários sem revolução» não têm nenhum programa inteligível para substituir a globalização. A retórica que utilizam nem sequer apresenta a coerência fictícia das ideologias totalitárias de outrora. Enquanto vão berrando slogans, têm a ilusão de que estão a pensar. Enquanto devastam cidades e procuram impedir reuniões internacionais, têm a ilusão de agir.»

MC
|