terça-feira, novembro 02, 2004

Porque razão deve Bush perder

Se vivesse nos EUA e tivesse que votar, seria uma decisão complicada. Se por um lado posso discordar de muitas das decisões da administração Bush, não consigo concordar com uma única proposta de fundo avançada por Kerry. Como tal, quer isso dizer que votaria em Bush? Não necessariamente, porque o acto de votar repugna-me profundamente (apesar de saudar a possibilidade da sua existência). É o comprometimento com algo sem ter todas as informações necessárias para decidir em consciência.

Mas porque deve Bush perder? Por uma razão de sanidade mental. Minha, neste caso. A histeria de anti-Bush atingiu níveis tão elevados que as manifestações de irracionalidade doentia parecem não ter limites. Ainda por cima, com a distribuição do “Farenheit 9/11” pelo Expresso, cafés, restaurantes e locais de trabalho ficam preenchidos de maníacos defensores da teoria da conspiração.

Vejo pairar no ar uma excitação tremenda, uma iluminação que atingiu inúmeras pessoas. Finalmente eles têm a verdade a seu dispor, finalmente percebem como funciona o mundo, os bons e os maus estão todos identificados. Os tons intermédios foram removidos, apenas o preto mais denso e o mais puro subsistem. Certezas maiores só existem nos momentos áureos das ditaduras.
Para que esta doença social termine e a minha sanidade mental não seja mais afectada por contágio, espero que Bush seja derrotado. Suspeito, no entanto, que muitos daqueles que o criticam, estejam secretamente a torcer para que vença, e a sua animação possa assim persistir. Não se deve subestimar o poder das almas mortas e dos espíritos fracos.
MC
|