quinta-feira, julho 14, 2005

Porque razão jogamos no Euromilhões

Muito se tem falado na blogoesfera sobre a falta de tradição liberal em Portugal, das suas razões históricas, que os partidos tanto à esquerda como à direita não são liberais, etc. Há quem diga que os portugueses têm medo da liberdade. Contudo, não será bem assim.

Quem joga no Euromilhões no fundo tenta ganhar a sua liberdade. Liberdade de comprar o que quiser, deslocar-se para onde lhe der na telha, acordar quando quiser, marcar férias a seu gosto. Contudo, esta é uma liberdade muito especial, porque minimiza o risco, bem como a responsabilidade. É a rosa sem espinhos, a sardinha sem espinhas, a manga sem caroço, a mulher bela que não faz perguntas complicadas.

Ilusão de pensar que esta liberdade sem risco e responsabilidade (e sem trabalho) poderá dar a satisfação esperada. Ganhar a lotaria é apenas uma possibilidade extra que a pessoa tem, mas se não for aproveitada de nada serve e pode até deixar a pessoa em pior situação. Dá oportunidade da pessoa concentrar os seus esforços, empenho e dedicação em áreas que não lhe tinham sido possíveis (ou tenham sido dificultadas) pelo desensoral da vida. Porque a liberdade não se pode dissociar do risco e da responsabilidade. Diria mesmo que são a sua consequência.

MC
|