segunda-feira, julho 04, 2005

Domingo comercial

Este domingo tive que ir a um hipermercado por uma emergência culinária. A emergência só era para a noite, mas como o hiper fecha a meio do dia, tive que me apressar. Também esta é uma medida proteccionista, contudo ainda consegue ser menos eficaz do que o proteccionismo estatal em relação a países estrangeiros.

O proteccionismo em relação ao pequeno comércio é um mau sinal que é dados a estes comerciantes. É um incentivo a que o pequeno comércio não se torne mais competitivo, apelativo, que esteja mais de acordo em relação ao que as pessoas querem. Muitos pequenos comerciante parecem não ver qualquer problema em terem um estabelecimento mal iluminado, com todo o tipo de cheiros desagradáveis, onde nunca se encontra nada do que se procura, além de estar sempre fechado quando podemos lá ir.

Contudo, fechar o hiper domingo à tarde, pelo que vi, apenas tem como consequência que aquilo fique a abarrotar na parte da manhã. Não é muito agradável, é certo, mas não é o suficiente que me leve a pensar recorrer a algum pequeno comerciante. O que me faz evitar uma grande superfície comercial é ter um supermercado Plus mesmo à mão, com uma relação preço/qualidade é impressionante. O comércio tradicional remete a uma tradição que já devia ter desaparecido à muito. A nossa tradição de enganarmos, sermos mesquinhos e tacanhos.

MC

|