segunda-feira, abril 18, 2005

Futebol sereno


Depois do arrufo clubístico do último post, decidi escrever outro para fazer contraponto (não para contradizer) sobre o mesmo assunto. Esta temporada futebolística tem mostrado que os adeptos portugueses têm pouca fé. Adeptos de Benfica, Porto e Sporting já atiraram a toalha ao chão várias vezes, quando as coisas correm mal, para depois voltarem a pegar nela quando a equipa recupera.

Nesta altura talvez as maiores esperanças estejam nos sportinguistas, que viram a sua equipa ganhar a eliminatória europeia de forma brilhante e se avistam quase a chegar ao primeiro lugar. Benfiquistas começarão a perder esperança e portistas ainda não a recuperaram. Contudo, são atitudes pouco racionais porque qualquer destas equipas pode ganhar o superliga (mesmo que não dependam só delas), mais o Braga. Os adeptos do futebol parecem que ainda não se adaptaram à nova realidade competitiva, e no seu íntimo parece que acham que o vencedor chegará isolado e a boa distância dos outros à meta.

Os tempos são outros e os adeptos precisam de se mentalizar disso. Há que acreditar até ao fim (ser matematicamente possível), não cantar vitória arrogante antes do tempo e nem perder a esperança quando tudo está longe do fim. Somos um povo de muitas igrejas (e capelinhas) mas que foi perdendo a fé ao longo dos séculos.

MC

|