terça-feira, setembro 14, 2004

SPAM de Esquerda

SINTTAV é o Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual, afecto à CGTP. Com regularidade, faz SPAM dos seus mails de propaganda ideológica, que também acaba por me chegar ao meu endereço de trabalho. Faço aqui uma breve resenha de um mail, que faz apelo a uma manifestação contra o governo.

Mail de 09-03-2004 “Jornada de Luta - 11 de Março de 2004”

Título do Anexo: “Este governo é um desastre”

Sinopse: O panfleto começa por enunciar diversos indicadores que se agravaram no últimos dois anos. E em paralelo também enuncia medidas qualitativas tomadas que considera extremamente gravosas. Face à culpa exclusiva do governo, apela à luta, por uma nova política e por um novo governo. Enunciação de algumas bandeiras de luta. Finalização com apelo à jornada de luta (manifestação no Rossio em 11 de Março).

Cores utilizadas: Branco, vermelho e azul. Grafismo agressivo.

Frases sonantes:

“Vivemos um momento particularmente grave. Uma ofensiva sem precedentes contra os trabalhadores e contra o próprio regime democrático saído do 25 de Abril está em curso. O Governo PSD/PP Principal responsável”

“Dois anos deste governo só trouxeram mais do mesmo ou seja:

Recessão económica;

(...)

Assalto do capital financeiro ao núcleo estrutural do Estado Social – educação, segurança social e saúde;

Desmantelamento da Administração Pública e entrega à gula lucrativa de serviços essenciais, como a água e o ambiente.”

“A razão chama-nos à luta”

“Em todos os sectores e em todas as regiões, vamos repudiar a política do Governo PSD/PP, que só serve os interesses do grande capital financeiro.”

“Por nova política, por novo governo”

“O País Precisa de tomar novo rumo”

“Lutamos por uma política onde o económico e o social andem ligados”

“Contra a carestia e o desemprego”

Número de vezes que “luta” ou o verbo lutar aparece: 11 (em 2 páginas)


O conteúdo deste mail, num mundo de mudança, já devia estar desactualizado passado alguns meses. No entanto, sabemos que iremos continuar a ouvir este tipo de frases ainda por muitos anos. É certo que há coisas universais, que serão sempre válidas, mas não me parece que seja o caso. A propaganda, seja a favor ou contra algo, é uma das formas mais baixas de utilizar as palavras.
MC
|