quarta-feira, maio 25, 2005

Porque razão pode o governo aumentar impostos?


Porque os portugueses o permitem. Todos falam no aumento de impostos nesta altura. Ninguém está contente, claro. Mas as discussões que assisto são do género de saber se deve-se aumentar o IVA, os escalões do IRS, os combustíveis, o tabaco, atacar os ricos, combater a evasão fiscal, etc. A debate está centrado em como obter mais receitas para fazer face ao défice.

Contudo, não é linear que um aumento de impostos consiga provocar um concomitante aumento de receita. Mas o que preocupa é a apatia dos portugueses nas questões que têm a ver com a redução da despesa. Para a imensa maioria dos portugueses, reduzir despesa passa apenas por acabar com as reformas dos deputados e cortar regalias nos ministérios. Até acho bem que altere coisas como estas e outras que tais. Mas é preciso ser muito ingénuo para pensar que estas medidas são capazes de provocar uma redução efectiva na despesa.

Não vale a pena voltar a falar no que era preciso fazer para reduzir a despesa do estado, com a concomitante redução do défice e, mais importante, com o desafogar da sociedade que permitiria um muito maior crescimento económico. Tal foi um dos principais assuntos na blogoesfera nos últimos anos. Mas a realidade portuguesa não quer saber destas coisas para nada. E por isso o governo pode aumentar impostos sabendo que os resmungos que agora se ouvem rapidamente irão terminar.

MC

|