terça-feira, abril 26, 2005

Serviço Público


A primeira página hoje do jornal Público diz-nos que cada euro de investimento público na Auto-Europa teve um lucro superior a 14 euros (cito de memória). Estas tiradas pseudo-objectivas fiam-se na capacidade reactiva e de tomar partido dos leitores e ainda na reduzida capacidade que terão de raciocinar. A mensagem é clara, o investimento do Estado é acertado! Como corolário, só falta ainda criticar os neo-liberais que não vêem estas “realidades”.

Não li a notícia subjacente à manchete, que imagino ser mais ponderada. Mas imediatamente comecei a pensar nas possibilidades. De onde vem a prova que os lucros da Auto-Europa se devem ao investimento público? Será que isto servirá para fazer “jurisprudência económica”? Só falta dizer que a economia se rege por um determinismo absoluto, e que cada euro investido pelo Estado dará sempre um lucro extraordinário. Nestas alturas é fácil esquecer outros investimentos públicos que se mostraram ruinosos. E se alguém chamar a atenção para este facto, imediatamente nos dirão que tal pode não pode ser contabilizado em termos de dinheiro porque se cumprido uma qualquer função social.

Mas voltando ao exemplo dado, será que se a Auto-Europa não tivesse recebido o investimento público teria obtido outros lucros? É isso que nos insinuam, apesar de não cometerem o deslize de serem peremptórios. Mas quem nos diz que, caso a Auto-Europa não tivesse recebido ajudas públicas, os lucros não seriam ainda maiores? Quem sabe se por não ter ajudas fáceis, a empresa não tivesse de ser ainda mais rigorosa e desenvolvido um melhor trabalho, sendo ainda mais próspera?

Na verdade, não sei se o investimento público serviu de algo, não tenho certezas. Mas a manchete é clara, o investimento público gerou lucro. Num passe de magia esfumaram-se todas as outras variáveis em jogo. Assim se faz propaganda ao estatismo, como se isso fosse necessário...

MC

|