sexta-feira, junho 08, 2007

O mundo visto por alucinados

O telejornal da RTP, mas de certeza que outros serão semelhantes, é uma fonte inesgotável para saber como devemos pensar o mundo. Por exemplo, fiquei a saber que conflitos na China entre a polícia e estudantes devem-se às crescentes desigualdades entre ricos e pobres. Foi José Rodrigues dos Santos, o Dan Brown português, que o garantiu na “punch line”. Afinal é o capitalismo que já começa a fazer das suas, o malvado. Não se vai colocar a hipótese do regime ditatorial que vigora na China poder ter alguma influência na coisa. Apesar do regime ter aberto a economia, em termos políticos as limitações ainda são muitas. Além disso, até agora nada mostra que o partido comunista chinês está a desintegrar-se, pelo contrário, o capitalismo tem sido uma forma dele consolidar o poder.

Depois passamos à cimeira do G8. Percebe-se que os jornalistas já consideram Bush carta fora do baralho, esperando o senhor que se segue, uma vez que pouca energia gastam a fazer-lhe pirraça. O enfoque é o estender bem alto a bandeira das alterações climáticas. É curioso que na altura que a farsa do aquecimento global começa ruir por todos os lados, os jornalistas mostram mais que nunca o empenhamento em defender a mentira. A realidade é que o empenhamento que os políticos gostam de mostrar para combater o aquecimento global deriva apenas do trabalho execrável de pressão da comunicação social. A cara de pau de Durão Barroso é admirável. Critica os EUA, como não pode deixar de ser e diz de passagem que o Protocolo de Quito nunca foi cumprido. Mas que empenho magnífico este destes impolutos, tendo o protocolo sido assinado em 1999 e já ratificado por quase todos, mas ainda assim os resultados são quase nulos. Alguém acredita sinceramente neste embuste?

Mas na realidade isto é um pormenor insignificante comparado com o que Barroso disse de seguida. Ao que parece Bush terá concedido que a questão iria passar para o âmbito da ONU. Ora colocar os EUA na mão da ONU, caso acontecesse, significaria o fim do mundo livre. Quando a Europa já capitulou formalmente ao terrorismo, ao islamismo integrista e a todo o tipo de politicamente correcto, nos Estados Unidos vive-se uma intensa batalha cultural entre aqueles que querem conservar a civilização existente e os que a querem extinguir. O próprio Bush mostra que não é uma batalha entre conservadores e “liberais”, uma vez que parece jogar pelos dois lados. Entretanto a RTP já está a passar, depois do telejornal, um programa ambientalista que tem como referência Al Gore. É sempre reconfortante saber que o dinheiro dos nossos impostos está a ser gasto de forma sábia.

Adenda: Já esta noite vi uma doutora explicar a origem da violência entre os adolescentes. Os pais são os culpados porque andam na net e em sites de encontros. Coitada da senhora, teve azar num desses encontros.

MC
|