quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Teorias da conspiração

Santana Lopes tinha um sorriso enigmático quando deixou a sede do PPD-PSD. Após ter feito a sua declaração à comunicação social, onde saudou o PS e Sócrates pela vitória nas eleições legislativas, surpreendeu alguns dizendo que não se demitia e iria ser o líder da oposição.

Saiu da sede sozinho, entando na viatura pela porta de trás do lado direito. Alguns minutos depois recebeu uma chamada no telemóvel.

«Professor?», disse Santana, «Esperava a sua chamada. Segui à risca as sua indicações, ninguém ainda desconfiou de nada.»

Num sinal vermelho a viatura parou. Lá fora gritavam “PS, PS!”, “Sócrates!”, “Fascismo nunca mais!”. «Tenho um pedido de chamada em conferência. Aceito? Ah, é ele, muito bem. Tou? Professor Aníbal Cavaco Silva, como está? Pois é professor, a nossa estratégia está a dar frutos. É uma pena que nos obrigue a fingir que estamos desavindos.»

«Meus amigos», interrompeu Marcelo Rebelo de Sousa, o terceiro homem, «ainda temos de percorrer um longo caminho.»

«Que sugere, professor Marcelo?», perguntou Santana.

«A nossa actuação tem de parecer o mais natural possível», continua Marcelo. «Daqui para a frente temos o PS como o inimigo comum e as nossas posições vão se aproximando. O doutor Santana Lopes vai aos poucos ganhando credibilidade como líder da oposição, não vai mais deixar-se fotografar para revistas cor-de-rosa. Entretanto, eu irei voltar aos comentários, agora na RTP.»

«E o que sugere para mim?», Indagou Cavaco.

«Calma, já lá vamos», continua Marcelo. «Primeiro de tudo, vou começar a arrasar a nova governação socialista, o que não vai ser difícil de tão má que irá ser. Para que ninguém desconfie, também o vou atacar, doutor Santana.»

«Outra vez professor?», perguntou Santana.

«Calma», prosseguiu Marcelo. «Sabe que é o melhor para si, doutor Santana. Vou dizer que estamos muito mal e o PSD não é alternativa. Vou até sugerir alguns nomes para o substituir. Percebam que isto serve apenas para colocar os portugueses desesperados, à espera de um novo salvador. Passadas algumas semanas começarei a elogiá-lo, doutor Santana. Vou dizer que me tem surpreendido, que tinha começado fraco e dpois foi subindo gradualmente. Que tem sido coerente e apresentado propostas sólidas. E aí começará a entrar o professor Aníbal.»

«Aguardo por isso», comentou Cavaco.

«A estratégia para si, professor Cavaco tem de ser o mais traiçoeira possível», continuou Marcelo. «Pela minha parte, irei sempre dizer que é o meu candidato. Deverá falar pouco professor, está acima dos partidos, não se esqueça. Quando for eleito para a presidência há só que preparar o caminho para a dissolução da Assembleia da República.»

«Que argumentos deverei utilizar?», perguntou Cavaco.

«Exactamente os mesmos que utilizou Sampaio», respondeu Marcelo. «Todos e nenhum, não se preocupe, eu irei dar-lhe os argumentos. Vou traçar um quadro negro do país e explciar em 10 pontos as razões da dissolução ser inevitável. E até digo que foi em boa hora porque o doutar Santana tem revelado estar à altura.»

«E em que momento irá isso ocorrer?», questionou Santana.

«Palpito que a governação socialista não deva durar mais que 2 anos.» Continuou Marcelo. «E como sempre, os maiores críticos serão os da própria esquerda, incluindo a do PS. Só temos que esperar que eles cometam o suicídio político. Daí à sua eleição, doutor Santana, é um passo.»

«Mas professor Marcelo», interrompeu Cavaco, «não quer ser você antes candidato a Presidente da República?»

«Ou a Primeiro-Ministro,» sugeriu Santana.

«Não, meus amigos», respondeu Marcelo. «Eu quero mesmo estar num lugar que tenha poder, ou seja, na comunicação social.»
MC
|

1 Comments:

Blogger Menina Marota said...

Acredito numa conversa dessas, mas sem SL... talvez um outro... arrisco?
A cama foi feita a SL, muito bem feita. Como eu já disse por aí num outro blogue, esta foi uma revolução de gabinetes, um golpe de Estado, que quando os Portugueses perceberem (será que perceberão alguma vez?)já é tarde. Muito tarde... e, aí recomeça tudo de novo...

Abraço :-)
http://eternamentemenina.blogs.sapo.pt/

7:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home