segunda-feira, fevereiro 07, 2005

Campanha Eleitoral XI

A campanha eleitoral mostra, mais uma vez, que o país só consegue chorar com o olho esquerdo. Falo da chamada campanha suja do PSD. Mas convém fazer já um esclarecimento prévio. Considero de todo repugnável a tentativa de aproveitamento de boatos e fazer insinuações sobre a vida privada. Não sei se o PSD tenta fazer isso, como afirma o PS. Contudo, penso que a reacção ao cartazes “sujos” do PSD ser a maior mostra de hipocrisi a dos últimos anos. Tudo o que direi de seguida é com a assunção de que os cartazes o PSD(e refiro-me apenas aos cartazes) não têm qualquer mensagem subliminar que se sustente na “boataria”.

Vamos por partes. Se a campanha “suja” é bem conseguida, tenho dúvidas. Não sei se é eficaz, mas não vejo porque possa ser ilegítima. Se os cartazes “sujos” são um precedente, não o são todo o tipo de truques sujos feitos desde que me lembro. Mas alguém pode negar que ser oposição em Portugal é apenas uma sequência de actos “sujos”, de tentativas de fazer querer que os adversários são demónios?

Soa-me completamente falsas as lamúrias do PS. Coitados, nunca atiraram a primeira pedra... Mas têm feito outra coisa? Não vive o PS do constante denegrimento do PSD? Não vive a esquerda do constante insulto, de afirmar que a direita é responsável por todos os males do mundo? Se a direita descobriu agora a campanha suja, a esquerda já a utiliza há 30 anos, ininterruptamente.

Mas não estou a ser rigoroso. Na verdade, Paulo Portas é um dos maiores vultos da “teoria e prática da sujidade política”. E o PSD na oposição também não joga limpo. Em geral, pode dizer-se que a política em Portugal é suja, por natureza, com algumas excepções.

Dizer que os cartazes do PSD abrem um grave precedente, como afirma Sócrates, é apenas vitimização hipócrita. Sócrates diz que o PS não faz campanha pela negativa, falará pouco do passado, preferindo apresentar as suas propostas. Aparentemente é verdade, têm falado pouco do passado. Mas porque será? Será mesmo porque são pessoas decentes? Ou será que falar do passado é incómodo? Não será por medo das pessoas não terem a memória tão curta como isso? De poderem se lembrar com facilidade que a difícil situação do país em muito se deve à governação do PS?

Entre os slogans vazios do PS, que anunciam um novo salvador e a campanha “suja” do PSD, que pergunta se queremos que os indivíduos do PS voltem ao poder, eu fico mais sensibilizado por esta última. Eu não quero que eles voltem para o poder, até já tinha aqui antes dito que mereciam estar presos. Contudo, que alternativa tem Santana Lopes para oferecer? Infelizmente, também é muito pobre.

Há ainda um último mito a desfazer. Muitos falam que nos partidos e na sociedade há muita gente capaz, mas infelizmente não tem chegado aos lugares de maior relevo. Lamentam-se, “Pobre país o nosso”, que apenas pode escolher entre os medíocres Santana e Sócrates, estamos entregues aos SS... Mas não concordo. Nada me prova que há melhor que Santana e Sócrates. O que sei é que há muitos que se acobardam e não querem dar a cara u preferem a posição fácil de apontar as falhas. Santana e Sócrates terão pelo menos o mérito de não terem desistido. Quer queiramos, quer não, são as nossas melhores alternativas.
MC
|