quarta-feira, outubro 26, 2005

Falta de assunto

À falta de assunto, volto a pegar nas presidenciais. Há quem se agarre ao argumento débil de que Soares é uma escolha segura na medida em que já sabemos com o que podemos contar. Penso que este argumento está errado por duas razões. Uma delas é que Soares pode ter mudado e de certa forma há evidências disso. Nos últimos anos Soares tem mostrado empenho em ser visto ao lado das correntes mais radicais do anti-capitalismo, anti-americanismo e anti-globalização, o que contrasta que com a postura “realpolitik” tantas vezes assumida.

Depois, Soares pode ter mudado porque está velho... Sim, é um argumento baixo. Quando a candidatura de Soares foi lançada o argumento fácil foi a desvalorização com base na sua já avançada idade. Sempre achei este argumento de mau gosto, quando o caminho certo seria pegar nas obtusas e recentes posições de Soares em relação a tanta coisa. Mas confesso que cada vez que vejo Soares na TV parece-me sempre evidente que a idade não perdoa e Soares está em muito pior forma do que julgava. Tornou-se politicamente correcto enaltecer as virtudes da idade, e muito facilmetne se criticam políticos novos e inexperientes. Mas a verdade é que a idade também tem as suas desvantagens...

No entanto, o principal argumento para não se partir do princípio que com Soares já se sabe com o que contar é outro. Mesmo que Soares continue o mesmo, mesmo que esteja em boa forma, mesmo que numa hipotética presidência mantivesse o comportamento do passado, ainda assim os portugueses poderiam ser apanhados de surpresa. Porque o mundo mudou e os portugueses também mudaram. Basta lembrarmo-nos que na presidência de Soares reinava o paradigma estatista sem contestação, o modelo social era para todo o sempre. Penso que actualmente a maior parte dos portugueses já se apecebeu que há algo de errado com esta visão unilateral da política e da sociedade. É certo que estamos muito longe de ter uma percepção geral de quais as soluções a tomar, e mais longe ainda estamos de abdicar de muitas coisas a que nos habituamos ter de mão beijada sem esforço e sem responsabilidade. Contudo, aquilo que é a visão de Soares do mundo e da política, que era panaceia há alguns anos atrás, hoje em dia já comecerá a parecer um pouco errada.
MC
|