quarta-feira, dezembro 28, 2005

Responsabilidade política

Miguel Rão Vieira, por mail, questiona:

“Gostaria de saber se podiam publicar algo que explicasse o que é a responsabilidade política. O senhor Jorge Coelho quando a ponte caiu assumiu a responsabilidade politica, no entanto uns anos depois e feita a barba, parece que está de volta! Expliquem-me por favor porque não consigo perceber o que é!”

Também eu gostaria de saber o que é isso de responsabilidade política. Para mim, responsabilidade é uma palavra que não necessita de mais qualificativos. Até porque acho que a demissão de Jorge Coelho (JC) foi um acto de uma grande irresponsabilidade, mas não só dele como de toda a oposição que achou que foi um acto de grande dignidade. Mas JC não fez nenhuma travessia no deserto porque foi o homem forte do aparelho partidário, o principal responsável para escolher os piores autarcas que este país já viu.

Mas havia razões para JC assumir responsabilidades? Ora assumem-se responsabilidades quando algo falhou por acções erradas, danosas, negligentes ou por omissão. JC mal tinha aquecido a pasta das obras públicas, nada disto lhe podia ser imputado. Ainda me lembro que JC mencionou este ponto, mas justificou a sua demissão porque ele estava não só a sua responsabilidade pessoal mas também a de todos os anteriores detentores da pasta. Palavras belas mas completamente inconsequentes. Lembro-me de Paulo Portas ter elogiado o acto, como se abdicar de um cargo de ministro fosse um sacrifício sem igual.

Quanto a mim tudo isto não passou de uma forma de não enfrentar o problema nem apurar responsabilidades. Um acto responsável seria assumir um compromisso com os portugueses para verificação de todas as obras públicas que estavam em mau estado e que poderiam provocar acidentes e ficar no lugar para, aí sim, poder ser responsabilizado de verdade caso algo acontecesse. Mas a verdade é que ninguém espera ver actos responsáveis. Os portugueses assistem, inertes, ao anúncio de obras megalómanas enquanto as reformas urgentes não se pensam fazer.
MC
|