quinta-feira, dezembro 22, 2005

Oportunidades de negócio

Diz-se que Portugal tem uma boa gastronomia, sabe receber, tem um povo acolhedor e essas coisas todas. Contudo, sinto existirem enormes carências nestes sectores. Há donos de restaurantes e hotéis que tentam fazer um esforço mas nitidamente andam às aranhas. Algumas empresas de outros ramos menos tradicionais testam a qualidade do seu atendimento através de clientes mistério. A minha proposta de negócio é a criação de uma empresa de clientes mistério para as áreas da restauração e hotelaria.

Os clientes mistério podem ser desde adolescentes a reformados, porque há que perceber como são tratadas as várias faixas etárias. No final de uma ou várias visitas, a entidade requerente receberia um relatório com propostas de melhoria. Poderia ainda dar-se um passo em frente, não apenas sugerir as melhorias mas criar meios para as implementar. Por exemplo, ao invés de sugerir apenas uma mudança na decoração e disposição de um determinado restaurante, a empresa Cliente Mistério poderia logo elaborar um projecto para tal, onde recorresse ao outsourcing de outras empresas para a implementação concreta do projecto.

Um restaurante que contratasse os serviços desta empresa teria várias vantagens. Simplificação dos processos, porque bastaria lidar directamente com a empresa “Cliente Mistério”. A Cliente Mistério iria coordenar serviços para dezenas ou centenas de clientes e, aproveitando o factor de escala, um pequeno restaurante poderia, através dos serviços da Cliente Mistério, fazer uma remodelação a preços muito mais baixos e bastante mais rapidamente.

O leque de serviços que a Cliente Mistério poderia fornecer iria estender-se a cursos de culinária, etiqueta, animação cultural, etc. Ou seja, uma gama de serviços à medida das necessidades de cada cliente, do orçamento disponível e da ambição mostrada. A Cliente Mistério faria um estudo de Benchmarking inigualável com o desenrolar normal da sua actividade que lhe daria uma experiência ímpar. Uma forma de uma empresa privada realmente ajudar o turismo neste país.

MC
|