sexta-feira, setembro 09, 2005

Porque razão “mendismo” não soa bem?

A actuação política de Marques Mendes (MM), que arrasta consigo o PSD, tem mostrado algo que tenho vindo a constatar nas últimas legislaturas. Mesmo que os governos sejam maus, as respectivas oposições conseguem ser ainda piores. Mas MM até começou de forma promissora, ao bater o pé a alguns autarcas peso-pesados. Não avalio aqui se as decisões em si foram as mais acertadas, mas revelaram coragem, neste momento talvez a característica mais necessária a um político.

Contudo, a entrada na época dos tolinhos parece ter afectado MM de forma irremediável. MM juntou-se ao coro dos que pedem medidas avulso contra os incêndios, como se o importante fosse fazer algo, não importa o quê. Mas as últimas acções em catadupa são realmente preocupantes. Sem qualquer pudor, MM não esconde o seu xenofobismo em relação a um grupo espanhol, como se em causa estivesse a soberania nacional pela venda dessa aberrante estação de TV que é a TVI. MM reune-se depois com a centrais sindicais, UGT e CGTP, certamente para receber novas instruções. E por último, exulta Sócrates a resolver o problema do desemprego dos recém licenciados, certamente à base de medidas intervencionistas. Só faltou MM dizer: «Sócrates, não foi por isto que votei em ti! Cumpre as tuas promessas em que tanto acreditei.»

MM teve a coragem de ir a um congresso do PSD dizer que discordava da descida do IRS, decidida por Santana Lopes, preferindo uma diminuição do IRC. Seria uma medida menos vistosa mas que poderia ter um real impacto positivo na economia. Contudo, MM tem mostrado uma total ausência de ideias que possam impulsionar a economia, mostrando um carácter errático que vai quase sempre no sentido do intervencionismo, precisamente aquilo que o país menos precisa. Será que MM acha que o estatismo do PSD é melhor que o do PS?

MC
|