terça-feira, setembro 06, 2005

Is Santana really dead?

Santana Lopes (SL) tornou-se em dada altura no George W. Bush nacional. Conseguiu reunir um consenso contra si, que não consigo compreender totalmente. Não digo que SL não tenha tido culpas nisso, mas o fenómeno mediático não se explica assim .Naturalmente a esquerda considerou SL um alvo a abater, até porque via nele um potencial rival, devido à popularidade. O PSD fez o papel do dirigente desportivo, que dá um voto de confiança no treinador, significando apenas que o depedimento está eminente. Os dois senadores da república, Soares e Cavaco, os dois potenciais presidentes, ridicularizaram SL a tempos diferentes. Até os liberais da blogoesfera, que considero os comentadores mais lúcidos e sensatos em termos politicos e económicos, foram demasiado lestos na avaliação de SL. Os liberais nacionais, que não procuram o mainstream e não se importam de defender o que mais ninguém defende,e têm toda a paciência do mundo para dialogar com quem os insulta, de certa forma também cederam à compulsão anti-SL (mais uma vez saliento que SL prestou-se a nisso).

O consenso parece ser que SL é o grau zero da política nacional. Permitam-me discordar. Assim de repente, vêem-me logo à cabeça dois políticos (porque é apenas de política que falo) que se têm mostrado inferiores a Santana Lopes:

- José Sócrates
- Marques Mendes

Refiro estes pelas suas responsabilidades acrescidas. Aqueles que foram tão rápidos na condenação de cada acto irrelevante de SL, mostram-se compassivos com políticos que espalham atoardas constantemente. Penso, por exemplo na última conferência de imprensa de Valentim Loureiro, que me provocou autêntico asco, ou nos discursos de Jerónimo de Sousa, que apenas podem ser classificado de uma demência aguda, ou do estilo inquisidor de Louçã.

Mas se pensar em SL como comentador político, há outros dois comentadores que se têm mostrado bem piores:

- Marcelo Rebelo de Sousa
- António Vitorino

Mais uma vez, escolho estes pelas suas importâncias como faróis que iluminam o país com a sua sapiência. Por mais fútil que queiramos ver SL, é impossível descer tão baixo como Marcelo Rebelo de Sousa, que analisa todas as situações apenas pelo impacto mediático causado, pelo sinais dados, totalmente ausente na substância. Já António Vitorino vem desempenhando um patético lugar de apêndice propagandístico do PS. O meu repeito por António Vitorino defez-se ao ver a forma desensabida como ele se limita a ser um porta-voz partidário envergonhado. Ao menos Santana lopes mostrava alguma personalidade e como comentador político mostrava ter ideias, mesmo que não fossem particularmente brilhantes.

Vi muitas pessoas considerarem uma tragédia nacional ter SL como primeiro-ministro. O que para mim é realmente trágico é estarmos servidos de politicos e comentadores bem piores que SL e todos fingirem o contrário. Não me chocam as críticas a Santana lopes, que é imensamente critícal. Choca-me a incompetência lusa em fazer uma simples comparação e em não conseguirmos dizer a verdade a nós prórios. Assim, não fazemos que alimentar os criadores de ilusões.

MC
|